artigos

Deus precisa encarnar e ser crucificado para perdoar a humanidade ?





Será que Deus precisa encarnar, ser humilhado, ser esbofeteado no rosto, ter todas as suas roupas arrancadas, ser despido e crucificado para poder perdoar a humanidade?





Uma das questões mais importantes que merecem reflexão sincera e investigação imparcial: Jesus Cristo, nos quatro Evangelhos, declarou explicitamente ser Deus encarnado ?





Resposta: Jesus não declarou isso.





E ele declarou, ao menos uma vez, que veio para ser crucificado como expiação pelos pecados da humanidade ?





Resposta : Jesus não declarou isso.





E pediu às pessoas que o adorassem ?





Resposta: Jesus não declarou isso.





Nos Evangelhos, Jesus chama à adoração de Deus, ora a Deus, prostra-se diante de Deus e descreve Deus como seu Deus.





" E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ." ( João 17 : 3 )





" Meu Deus e vosso Deus " ( João 20 : 17 ).





"Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Lucas 4:8).





Jesus afirmou que a prosternação e a adoração são devidas somente a Deus.





Os Evangelhos também mencionam que Jesus orava a Deus e se prostrava diante dele.





" E, adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou " ( Mateus 26 : 39 ).





Ao lermos os quatro Evangelhos diretamente, descobrimos que Jesus não disse às pessoas :


 " Eu sou Deus ",





nem disse: 


" Eu sou Deus encarnado ",





nem disse : " Adorai-me ".





Quando lemos os quatro Evangelhos, não encontramos nenhum texto que mencione que Jesus reuniu seus discípulos um dia e lhes disse : 





" Eu sou Deus encarnado ",


nem lhes disse : 


" Tenho duas naturezas, divina e humana ",





nem lhes disse : 


" Sou a segunda pessoa da Trindade ".





Quanto à famosa frase: " Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro", ela não está entre os ditos de Jesus, nem a encontramos nos quatro Evangelhos atribuídos a ele. Ela apareceu no " Símbolo Niceno ", adotado pelos bispos da igreja no Concílio de Niceia em 325 d.C., por convocação do imperador Constantino, que era pagão.





Posteriormente, essa frase tornou-se parte da doutrina cristã na maioria das igrejas cristãs ao longo dos séculos. Portanto, não é um texto dito pelo próprio Jesus, nem uma ordem divina registrada em seus lábios, mas uma formulação doutrinária criada por líderes eclesiásticos.





Além disso, esses termos e definições surgiram muito mais tarde, através de pessoas que não conheceram Jesus pessoalmente, como Tertuliano, Atanásio, Justino Mártir, Inácio de Antioquia e Ireneu, em concílios teológicos e sínodos eclesiásticos, muitos anos após a ascensão de Jesus. Jesus nunca os proferiu.





Se a doutrina da encarnação é a base da fé e da salvação, por que precisou de centenas de anos de debates, concílios e formulações filosóficas até ser definida para as pessoas ?





E por que Jesus não a declarou explicitamente para que as pessoas comuns a entendessem ?





Se a doutrina da encarnação é tão importante no Cristianismo, não seria natural que Jesus a anunciasse claramente ao povo ?





Não seria lógico que ele informasse seus seguidores, explicitamente, que ele era Deus que desceu à terra em forma humana ?





Uma das maiores questões que merecem reflexão e ponderação :





Se Deus é o grande Criador, Dono do Reino, Possuidor de poder absoluto, ele precisa encarnar em forma humana, ser espancado, humilhado, cuspido, esbofeteado, ter todas as suas roupas arrancadas e ser crucificado por soldados romanos pagãos, para perdoar seus servos ?





Quando olhamos para essa ideia com os olhos da razão, ela suscita questões profundas.





Se Deus é capaz de criar bilhões de galáxias com uma única palavra, ele seria incapaz de dizer ao seu servo arrependido : 


" Estás perdoado "?





Se Deus é a própria fonte de toda misericórdia, sua misericórdia se tornaria dependente do tormento e do derramamento de sangue de um inocente ?





E se Deus não precisa de nada, como poderia precisar da encarnação, da dor e da crucificação para realizar o perdão ?





Deus não precisa de um meio para perdoar, porque Ele é o próprio Senhor do perdão.





Adão e Eva: qual foi a punição pelo pecado deles ?





Uma pergunta muito importante :





Milhares de anos antes de Jesus, Deus perdoou Adão.





As próprias Escrituras nos informam que Deus perdoou Adão e Eva. As punições que recaíram sobre eles foram: a expulsão do Paraíso, o cansaço, as dores do parto e a morte.





A punição direta foi:





· A expulsão do Jardim do Éden :


    "E o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado."


 ( Gênesis 3 : 23 )





· A punição de Adão :





    " Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida... Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado ." 


( Gênesis 3 : 17-19 )





· A punição de Eva :





    "Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (Gênesis 3:16)





No texto, não encontramos Deus dizendo que todos os humanos carregariam o pecado de Adão e Eva, nem encontramos um texto dizendo que o pecado deles só poderia ser perdoado através da crucificação de um redentor no futuro. O que é mencionado na história são punições que recaíram sobre o próprio Adão e Eva: expulsão do Paraíso, cansaço, dores do parto e morte.





Ou seja, Adão e Eva suportaram a responsabilidade por seu erro, depois se arrependeram e Deus os perdoou, e seu pecado não é transmitido à sua descendência.





No Antigo Testamento e no Novo Testamento não há menção ao pecado original nem à herança da culpa. Também não encontramos nenhum texto em que Jesus diga que toda a humanidade carregará o pecado de Adão e Eva, nem encontramos qualquer texto que afirme que o pecado deles só poderia ser perdoado por meio da crucificação de um salvador no futuro.





Ou seja, Adão e Eva suportaram a responsabilidade por seu erro, arrependeram-se e Deus os perdoou, e seu pecado não é transmitido à sua descendência.





Se Deus já havia perdoado Adão e Eva, por que a crucificação se tornaria uma necessidade depois disso ?





Essa é uma pergunta que requer uma resposta clara.





A justiça significa punir o inocente em vez do culpado ?





Toda pessoa de sã consciência sabe que a justiça significa que cada um deve arcar com a responsabilidade por seus atos.





O assassino é responsabilizado por seu crime, o ladrão é responsabilizado por seu roubo.





Mas que um inocente carregue os pecados de todos os culpados – isso não se harmoniza com o conceito de justiça que Deus gravou na natureza humana.





Como então se pode dizer que os pecados de bilhões de pessoas foram colocados sobre uma única pessoa ?





Se Jesus é Deus encarnado, como dizem, como foi que soldados romanos pagãos o prenderam, o levaram acorrentado, o espancaram, zombaram dele, o despiram e o crucificaram ?





Deus seria incapaz de salvar a si mesmo ?





E como os soldados romanos pagãos conseguiram dominar o Deus onipotente ?





O Deus que criou todos os humanos não pode estar sob o domínio ou a misericórdia deles. O Criador é maior do que a criatura, e o Absolutamente Poderoso não pode ser fraco diante de seus servos.





A mensagem dos profetas era una :





Quando lemos a história dos profetas, de Adão a Noé, Abraão, Moisés e Jesus (que a paz esteja com eles), encontramos uma mensagem que se repete constantemente:





· Adorai a Deus somente.


· Arrependei-vos para Deus.


· Obedecei às ordens de Deus.


· Pedi perdão a Deus.





O centro da convocação deles não era que Deus iria encarnar ou que a salvação viria através da crucificação de um Deus encarnado. Sua mensagem sempre foi a adoração exclusiva a Deus e o arrependimento direto a Ele.





O perdão no Islã :





Deus perdoou Adão e Eva (que a paz esteja com eles).





Disse Deus Todo-Poderoso ( no Alcorão ) :





" Então, Adão recebeu de seu Senhor palavras [de súplica], e Ele o perdoou. Ele é o Aceitador do arrependimento, o Misericordioso." 


(Alcorão 2:37)





E em outro versículo :





" Disseram: 'Senhor nosso, fomos injustos para conosco mesmos. Se não nos perdoares e não tiveres misericórdia de nós, seremos dos perdedores .'" 


(Alcorão 7 : 23 )





Quando Adão e Eva pecaram ao comer da árvore proibida, não precisaram de um intermediário, não foi derramado sangue de ninguém para expiar o pecado deles, e Deus não encarnou em forma humana para expiá-los. Pelo contrário, Deus os ensinou palavras de arrependimento; eles reconheceram seu erro, arrependeram-se do que fizeram e invocaram a Deus diretamente, pedindo perdão e misericórdia.





O Islã apresenta um conceito simples, claro, racional e alinhado com a natureza humana:





· Deus é Um e Único.


· Não precisa de parceiro.


· Não precisa de intermediário.


· Não precisa se tornar humano.


· Não precisa ser morto para perdoar.





Se o ser humano erra, a porta do arrependimento está aberta. Ele ergue as mãos diretamente ao seu Criador, arrepende-se de seu erro e pede perdão. Então encontra um Senhor misericordioso e generoso, que aceita o arrependimento e perdoa os pecados.





Disse Deus Todo-Poderoso :





" E Eu sou o Perdoador de quem se arrepende, crê, faz o bem e, em seguida, se mantém no caminho reto." (Alcorão)





E disse Deus Todo-Poderoso :





" Dize : 'Ó Meus servos que pecaram contra vós mesmos, não desespereis da misericórdia de Deus. Em verdade, Deus perdoa todos os pecados.'" (Alcorão)





Reflexão final :





Se Deus é perfeitamente poderoso, perfeitamente misericordioso e perfeitamente sábio, ele precisa encarnar, passar fome, cansar-se, ser humilhado, espancado, despido por soldados romanos pagãos e crucificado para perdoar ?





Ou o mais próximo da razão e da natureza humana é que Deus perdoa a quem se arrepende sinceramente, porque Ele é o Misericordioso, o Compassivo, o Autossuficiente, que não precisa de nenhuma de Suas criaturas ?





A grandeza e perfeição de Deus exigem que Ele não Se assemelhe à Sua criação, não precise deles e não seja incapaz de perdoar Seus servos.





Disse Deus Todo-Poderoso:





" Dize : 'Ele é Deus, o Único. Deus, o Eterno e Absoluto. Não gerou nem foi gerado. E não há ninguém comparável a Ele .'" (Alcorão 112)





Disse Deus Todo-Poderoso :





"Glorifica a Deus tudo o que há nos céus e tudo o que há na terra. Dele é o domínio, e a Ele pertence o louvor, e Ele é onipotente. Foi Ele quem vos criou; e entre vós há descrentes e crentes; e Deus vê tudo o que fazeis. Criou os céus e a terra com a verdade, e vos deu forma, aperfeiçoando vossa forma. E a Ele é o retorno final. Ele conhece o que está nos céus e na terra, e conhece o que ocultais e o que revelais. E Deus conhece bem o que há nos peitos." (Alcorão 64:1-4)





Disse Deus Todo-Poderoso :





"E os judeus e os cristãos dizem: 'Somos filhos de Deus e Seus amados.' Dize: 'Por que então Ele vos castiga por vossos pecados?' Na verdade, sois seres humanos dentre os que Ele criou. Perdoa a quem quer e castiga a quem quer. E de Deus é o domínio dos céus e da terra e de tudo o que há entre eles; e a Ele é o retorno final. Ó Povo do Livro! Chegou-vos o Nosso Mensageiro para vos esclarecer, após um intervalo na sucessão dos mensageiros, para que não digais: 'Não nos chegou nenhum portador de boas novas nem nenhum advertidor.' Ora, chegou-vos um portador de boas novas e um advertidor. E Deus é onipotente." (Alcorão 5:18-19



publicações recentes

Deus precisa encarnar ...

Deus precisa encarnar e ser crucificado para perdoar a humanidade ?

O Imam Ahmad relatou ...

O Imam Ahmad relatou em seu Musnad que o Profeta ﷺ disse: Fui enviado com a religião pura e fácil al-ḥanīfiyyah al-samḥah